segunda-feira, 13 de abril de 2015

Bases Filosóficas da Educação dos Surdos


Atualmente, existem três abordagens no Brasil. É extremamente importante conhecer os principais aspectos das diferentes visões sobre os surdos. (GOLDFELD, 1997.)
Oralismo: visa à integração da criança surda na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral. A noção de linguagem restringe-se e esta deve ser a única forma de comunicação dos surdos. O oralismo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada através da estimulação auditiva. 
Comunicação Total: Esta filosofia também se preocupa com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, mas acredita que os aspectos cognitivos emocionais e sociais não podem ser deixados de lado em prol d aprendizado exclusivo da língua oral. Por este móvito, esta filosofia defende a utilização de espaço-visuais como facilitadores da comunicação total são evitar ou minimizar os problemas comunicativos gradis pela surdez.
Bilinguismo: O conceito mais importante que esta filosofia traz é o de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias. O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, deve adquirir como língua materna a língua oral utilizada em seu país – e estes nãos devem ser utilizados simultaneamente.
Em relação às três filosofias, podemos perceber que elas defendem aspectos diferentes e cabe a cada profissional fazer uma analise saber com qual se identifica e com qual é capaz de executar um bom trabalho efetivo junto ao paciente surdo.







² Texto extraído na integra – Fonte: GASPERI, Lia S. de; DANESI, Marlene C. Reflexões em torno do atendimento fonoaudiólogo em um caso de surdez. Arqueiro, v.9, p. 14-20, jan-jun. 2004. 

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