DICA DE ATIVIDADE (8) Ponto de articulação dos sinais
Olá, meus orientandos instrutores surdos.
Tenho percebido que nas aulas de LIBRAS é muito difícil o surdo explicar sobre os aspectos lingüísticos aos ouvintes que ainda não sabem conversar em libras.
Esses dias eu estava a observar a aula de uma instrutora surda e ela tentava explicar sobre PONTO DE ARTICULAÇÃO. Ela apontava para as partes do corpo e fazia os sinais, mas como era uma das primeiras aulas os alunos ouvintes não estavam entendendo nada. A escola em que trabalho segue o material "Libras em Contexto" da autora Tanya Felipe.
Fiquei pensando, como apresentar esse conteúdo de forma que os alunos ouvintes entendam e que o instrutor surdo possa usar a libras para explicar.
Então, pensei nesse material didático para usar na aula de Libras
MATERIAIS:
- Fichas com desenhos dos sinais;
- 1 Cartaz em EVA com o desenho de um corpo de frente;
- 1 Cartaz em EVA com o desenho de corpo de lado e flechas apontando para frente do corpo.
---------------------------------------------------------------------------------
PROCEDIMENTOS:
Fichas com desenho dos sinais e palavra correspondente escrita embaixo.
Fonte dos desenhos: Dicionário de Libras do Capovilla e Raphael editora Edusp.
Vocabulário relacionado a atividades realizadas no dia-a-dia:
a) Ponto de articulação específico: APRENDER, COMER. VER, OUVIR, DORMIR, GOSTAR-AMOR, DESCULPAR, TER, MEMORIZAR, CONHECER, etc.
b) Espaço-neutro: TRABALHAR, NAMORAR, ACONSELHAR, AJUDAR, etc.
Cole no quadro o Cartaz:
Você instrutor deve distribuir uma ficha para cada aluno ouvinte. Convide para que cada um venha até a frente um de cada vez e apresente aos colegas o sinal que pegou ele deve produzir o sinal e soletrar a palavra escrita.
Você instrutor pergunta para ele: CORPO ONDE?
E você cola a ficha no local onde é produzido.
Quando o aluno estiver com um sinal produzido em espaço-neutro você mostra que não vai colar e separa essas fichas. Os alunos ficarão curiosos para saber por que não pode colar.
Depois o instrutor cola o outro cartaz ao lado e cola as fichas a frente do corpo.
Repete esses sinais de espaço-neutro e mostra que não tem contato com o corpo.
Dessa forma os alunos aprendem o significado de ponto de articulação, treinam a produção e compreensão do alfabeto manual e aprendem verbos de ações do dia-a-dia.
Experimente usar essa estratégia e depois faça um comentário aqui.
Tenho percebido que nas aulas de LIBRAS é muito difícil o surdo explicar sobre os aspectos lingüísticos aos ouvintes que ainda não sabem conversar em libras.
Esses dias eu estava a observar a aula de uma instrutora surda e ela tentava explicar sobre PONTO DE ARTICULAÇÃO. Ela apontava para as partes do corpo e fazia os sinais, mas como era uma das primeiras aulas os alunos ouvintes não estavam entendendo nada. A escola em que trabalho segue o material "Libras em Contexto" da autora Tanya Felipe.
Fiquei pensando, como apresentar esse conteúdo de forma que os alunos ouvintes entendam e que o instrutor surdo possa usar a libras para explicar.
Então, pensei nesse material didático para usar na aula de Libras
MATERIAIS:
- Fichas com desenhos dos sinais;
- 1 Cartaz em EVA com o desenho de um corpo de frente;
- 1 Cartaz em EVA com o desenho de corpo de lado e flechas apontando para frente do corpo.
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PROCEDIMENTOS:
Fichas com desenho dos sinais e palavra correspondente escrita embaixo.
Fonte dos desenhos: Dicionário de Libras do Capovilla e Raphael editora Edusp.
Vocabulário relacionado a atividades realizadas no dia-a-dia:
a) Ponto de articulação específico: APRENDER, COMER. VER, OUVIR, DORMIR, GOSTAR-AMOR, DESCULPAR, TER, MEMORIZAR, CONHECER, etc.
b) Espaço-neutro: TRABALHAR, NAMORAR, ACONSELHAR, AJUDAR, etc.
Cole no quadro o Cartaz:
Você instrutor deve distribuir uma ficha para cada aluno ouvinte. Convide para que cada um venha até a frente um de cada vez e apresente aos colegas o sinal que pegou ele deve produzir o sinal e soletrar a palavra escrita.
Você instrutor pergunta para ele: CORPO ONDE?
E você cola a ficha no local onde é produzido.
Quando o aluno estiver com um sinal produzido em espaço-neutro você mostra que não vai colar e separa essas fichas. Os alunos ficarão curiosos para saber por que não pode colar.
Depois o instrutor cola o outro cartaz ao lado e cola as fichas a frente do corpo.
Repete esses sinais de espaço-neutro e mostra que não tem contato com o corpo.
Dessa forma os alunos aprendem o significado de ponto de articulação, treinam a produção e compreensão do alfabeto manual e aprendem verbos de ações do dia-a-dia.
Experimente usar essa estratégia e depois faça um comentário aqui.
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