PALESTRA: "Dança, Teatro, Língua de Sinais: traduções e adaptações em "New Gold", por Pedro de Senna (University of Buckingham)
Local: Sala 260, Prédio de Letras, Avenida Luciano Gualberto, 406, Cidade Universitária.
Ciclo de Palestras sobre Tradução do CITRAT* e do Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP.
SignDance Theatre International é uma companhia que desenvolve espetáculos híbridos, incluindo aspectos de Dança, Teatro e Língua de Sinais. O processo criativo e a estética da companhia procuram constantemente renegociar as relações entre estes sistemas de significação. Esta palestra discute o potencial desestabilizador desta forma híbrida, com referência específica ao espetáculo mais recente da companhia, "New Gold", em que eu participo como ator e dramaturgo. No desempenho dessa dupla função, minha tarefa na sala de ensaios é ao mesmo tempo a de tradutor e adaptador, negociando relações entre a linguagem corporal da dança, teatro físico, línguainternacional de sinais e as línguas faladas (mais de uma é utilizada) no espetáculo. O aspecto multi-cultural do trabalho da companhia sugere um caso interessante para o estudo das possibilidades da tradução e adaptação como elementos existentes em um espetáculo, enquanto ele acontece.
Local: Sala 260, Prédio de Letras, Avenida Luciano Gualberto, 406, Cidade Universitária.
Ciclo de Palestras sobre Tradução do CITRAT* e do Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP.
SignDance Theatre International é uma companhia que desenvolve espetáculos híbridos, incluindo aspectos de Dança, Teatro e Língua de Sinais. O processo criativo e a estética da companhia procuram constantemente renegociar as relações entre estes sistemas de significação. Esta palestra discute o potencial desestabilizador desta forma híbrida, com referência específica ao espetáculo mais recente da companhia, "New Gold", em que eu participo como ator e dramaturgo. No desempenho dessa dupla função, minha tarefa na sala de ensaios é ao mesmo tempo a de tradutor e adaptador, negociando relações entre a linguagem corporal da dança, teatro físico, língua
Nenhum comentário:
Postar um comentário