LIBRAS
|
||||||||||||||||||
Este projeto de Curso de Extensão versa sobre a
atuação do intérprete de Libras no trabalho direto com pessoas portadoras de
deficiência auditiva no contexto educacional inclusivista adotado no Brasil.
Considerando a importância dos cursos de
qualificação profissional e seus mecanismos de maior interação e aproximação
comunidade/ universidade, pretende-se capacitar professores, acadêmicos e
demais interessados na Libras – Língua Brasileira de Sinais.
Os maiores usuários da Libras no Brasil, por
enquanto, são os surdos, mas a disseminação de tais cursos de Libras
pode levar a uma inversão nesta estatística, então evidentemente a visão que
se propaga, ao ensinar a Libras, é a visão que os surdos coletivamente têm do
mundo. Ao vivenciar um ponto de vista alheio, é bem possível que as pessoas
que estão aprendendo se solidarizem e passem a respeitar as diferenças. A
alteridade costuma transformar a sociedade e beneficiar os excluídos.
O curso de Libras é essencialmente um curso de
línguas. Aprender uma nova língua é desenvolver uma nova maneira de se
comunicar, consequentemente ampliando a capacidade expressiva de um
indivíduo. Uma nova maneira de representar o pensamento, significar o mundo,
é também uma outra forma de ver a realidade e se posicionar.
Desta forma o curso visa reconhecer os
instrumentos diferenciados de comunicação do surdo na busca de promover
a inclusão social através do resgate de sua humanidade e cidadania.
|
||||||||||||||||||
Objetivo Geral:
Oportunizar o preparo para melhor
atender a demanda de alunos e cumprir as exigências da legislação nacional na
área de atendimento às pessoas com necessidades especiais auditivas.
Objetivo
Específico
- Formar profissionais intérpretes
de LIBRAS, visando sua capacitação crítica, ética e reflexiva quanto a seus
papéis na atuação com comunidades surdas.
- Capacitar os futuros tradutores e
intérpretes da Língua Brasileira de Sinais para atender às demandas sociais e
do mercado de trabalho (instituições de educação básica, ensino médio ou
superior, instituições privadas ou públicas de qualquer natureza, eventos
culturais e científicos, reuniões, assembléias, meios de comunicação).
- Oferecer ao futuro tecnólogo
oportunidade de aprendizagens no convívio com a comunidade surda, em que a
Língua Brasileira de Sinais é prevalente.
|
||||||||||||||||||
Público Alvo:
Pessoas que trabalham na área de pedagogia, letras, estudantes de
nível médio, atendentes de comércio, bancos e auto-escola e órgãos públicos.
|
||||||||||||||||||
Certificação:
No final da ação os formandos terão
direito a um certificado de formação emitido pela Instituição.
Como trabalhar com a deficiência
auditiva;
Conteúdo programático:
- O que a Criança Surda Espera de
um Professor e de um Profissional nesta área;
- Organização de significados;
- A universidade das línguas de
sinais;
- Filosofias educacionais do
Brasil;
- Alguns objetivos do bilingüismo;
- Componentes da língua brasileira
de sinais;
- Classificação da identidade
surda;
- Qualidades do intérprete em
libras;
- Dicas importantes para o
intérprete em libras;
- Classificação da deficiência
auditiva;
- Expressões faciais corporais;
- Duas visões da surdez;
- Programa de sinais (gesticulação),
noções básicas.
|
||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||
Dados Complementares:
|
||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||
A UNINOVA reserva-se no direito de prorrogar e/ou não realizar o
curso, caso as vagas não sejam preenchidas, devolvendo imediatamente o valor
recebido.
OBS:Poderá estar sendo oferecido outro horário mais conveniente
conforme haja a necessidade do público.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário