A HISTÓRIA DE VIDA SURDA
Quando adolescentes, e mais independentes dos pais, os surdos acabam por abandonar a escola e ingressam em comunidade surdas e muitos sentem profundo ressentimento contra o grupo (ouvinte) que teve com eles tanta intolerância. Nas ocasiões surdas vão aprender a se narrar surdos, a se vê como sujeitos como uma língua e cultura próprias, e não como deficientes auditivos (denominação que enfatiza o déficit orgânico e implica uma “identidade deficiente” em relação á condição das demais pessoas ouvintes).
Pessoas surdas, nessas condições de escolarização, mesmo após vários anos, apresentam dificuldades em relação à aquisição de conhecimentos de maneira geral, e especialmente no uso da linguagem escrita. Mas se pensarmos a história de vida e educação dos surdos não é uma história difícil de ser analisada e compreendida, ela evolui continuamente apesar de vários, impactos marcantes, no entanto, vivemos momentos históricos caracterizados por mudanças, turbulências e crises, mas também de surgimento de oportunidades.
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