sexta-feira, 8 de abril de 2016

INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA AUDITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA AUDITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

IMAGEM DO MODELO SO SISTEMA AUDITIVO
A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA AUDITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Quando falamos em sistema auditivo este refere-se a capacidade de ouvir, significar e falar corretamente.
Qualquer alteração, nestes três segmentos, podem acarretar dificuldades no desenvolvimento infantil e na aprendizagem.
Para isto temos que estar atentos a:
  • - Capacidade do aluno em lidar com diferentes alturas de som: temos diferentes frequências sonoras como sons agudos (que são de alta frequência), intermediários e graves (baixa frequência). A criança tem que ser estimulada a usar objetos que utilizem diferentes frequências sonoras como: tambor (sons graves), piano (sons intermediários) e flauta (som agudo).

  • - Capacidade do aluno para lidar com a intensidade sonora: esta se refere a potência do som, ou seja, se sua qualidade se torna perceptível a um maior ou menor distância o que nada mais é que o volume do som. Utilizar cantigas, músicas, instrumentos musicais, exercícios de localização sonora, de percepção auditiva e de espaço ajudam a desenvolver esta capacidade;

  • - Capacidade de lidar com o timbre: o aluno tem que trabalhar a capacidade de parear e distinguir sons.

Pela audição  podemos identificar atividades que ocorrem à distância, funcionando como um alerta e defesa contra o perigo. Desta forma, é um dos sentidos mais importantes para que possamos entender o mundo ao nosso redor.
A maturação do sistema auditivo ocorre nos primeiros anos de vida e, por este ser um período de grande plasticidade cerebral, as novas conexões que se estabelecem vão garantir o desenvolvimento adequado da audição e da linguagem.
Um bebê escuta desde a gestação, ou seja, mais ou menos lá pelos cinco meses de gestação o bebê já ouve a voz da mãe iniciando o desenvolvimento da linguagem.
A incapacidade de ouvir ou de compreender a palavra vai gerar dificuldades para falar. O meio em que a criança está inserido também é de suma importância para o desenvolvimento da linguagem, da parte emocional e da parte cognitiva.
No desenvolvimento da criança podemos notar os seguintes aspectos:
  • recém nascido: desperta do sono ao ouvir um som;
  • dos 3 aos 4 meses: começa a voltar a cabeça e direção ao som;
  • dos 4 aos 7 meses: localiza o som apenas de um lado:
  • dos 7 aos 9 meses: localiza os sons do lado e para baixo;
  • dos 9 aos 13 meses: localiza o som para o lado e para baixo bem rápido;
  • dos 23 aos 16 meses: localiza os sons para o lado, para baixo e para cima;
  • dos 16 aos 21 meses: localiza diretamente os sons em todas as direções;
  • dos 21 aos 24 meses: localiza os sons em todos os ângulos.
É muito importante que os pais estejam atentos e façam o teste da orelinha pois, a identificação precoce de problemas auditivos é necessária para que possamos diminuir as lacunas no desenvolvimento infantil.

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