segunda-feira, 14 de março de 2016

Datas importantes para os surdos

Datas importantes para os surdos



Vamos ver agora as datas comemorativas para a comunidade surda!

23 de Abril - Dia Nacional da Educação de Surdos

 Essa data foi escolhida por que no dia 24 de abril foi a data da publicação da lei 10.436/02 que trata da língua de sinais.
 Antes os surdos tinham muita barreira para a educação, e muitas escolas, não aceitavam os alunos surdos, pela dificuldade que tinham para se comunicar e realmente levar a eles a educação.  
 Com isso depois do surgimento da LIBRAS como língua e a obrigação de ter interpretes, a educação dos surdos começou a "teoricamente" ser menos complicada.

24 de Abril - Dia da Libras

 Como dito no anterior, essa foi a data que foi publicada a lei 10.436/02 que reconhece a língua brasileira de sinais, como a língua oficial dos surdos brasileiros e assegura que ele tem todo o direito de utilizar a LIBRAS em qualquer lugar dentro do território nacional, não podendo ser barrado ou coagido a utiliza a língua oral.  
 Essa com certeza é uma das datas mais importantes!

26 de Julho - Dia do Intérprete de Libras

 É uma homenagem a todos os profissionais pelas conquistas que a comunidade surda tem alcançado nos últimos anos, como o direito a terem intérpretes nas escolas públicas, privadas e em outros espaços garantidas pelo Decreto 5.526/2005(lei acessibilidade) e a Lei 12.319/2010(lei do interprete).

 Foi escolhido essa data por eventos de associações em todo o país.


10 de Setembro - Dia Internacional de Valorização das Línguas de Sinais

 É uma manifestação para valorizar e mostrar respeito além de promover o reconhecimento das línguas de sinais em todos os países. Isso, por que como todos sabem existe uma grande "marca de sangue" mundial deixada pela proibição das línguas de sinais impostas no Congresso de Milão de 1880. 

21 de Setembro - Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

A comunidade surda não comemora. Por que surdo "de verdade" (por identidade) não se sente deficiente. Apenas diferente.

26 de Setembro - Dia do Surdo

O Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008.
 Esse dia foi criado por lei, para ajudar na inclusão dos surdos nos espaços em que a lei de 2005 garantiu. 
 Isso, por que mesmo o decreto de 2005 sido feito, ainda havia dificuldades de relacionar e lidar com os surdos dentro dos espaços de inclusão. A lei do dia dos surdos, é um lembrete que os direitos dos surdos são garantidos por lei!

30 de Setembro - Dia Mundial do Surdo

O Dia Mundial do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo (surdos e ouvintes) no último domingo do mês de Setembro de cada ano, com objectivo de relembrar as lutas da comunidade ao longo das eras, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do globo.

10 de Novembro - Dia Nacional da Surdez

 Não é um dia proposto pela comunidade surda e nem comemorado por ela.
  No dia 10 de novembro é comemorado, no Brasil, o Dia de Prevenção e Combate à Surdez, e por esse motivo, e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva. 
 Para ouvintes que estão perdendo a audição. Por que para surdos, não tem como combater à surdez, e nem interesse de nossa parte!

03 de Dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992,para comemorar  no término da década 1983-1992. Onde as pessoas com deficiência começaram a ser vistas com olhares de mais respeito e menos preconceito.
Assim esse dia é estimulado uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência.
 Também não é muito lembrando pela comunidade surda, já que no paradigma atual nosso, ser surdo não é ser deficiente, apenas diferente. Assim como quem escreve com a mão esquerda(canhotos) não são deficientes, apenas diferentes. 

09 de Dezembro - Dia do Fonoaudiólogo

 Foi escolhido esse dia por que foi feito o decreto de Lei nº 6.965,  no dia 9 de Dezembro de 1981, regulamenta a profissão dentro da área da Fonoaudiologia no Brasil. Essa data homenageia a profissão e a conquista.
 Geralmente surdos não gostam muito de fonoaudiólogo, por que uma grande parte(principalmente antigamente) os fonoaudiólogos não entendiam a cultura surda, querendo obrigar eles a utilizar a língua oral, e quase nenhum sabe se comunicar em LIBRAS ou em qualquer língua de sinais.
 Atualmente isto vem mudando de pouco em pouco. Está parecendo mais Fonos que sabem LIBRAS e são membros da comunidade surda. 

10 de Dezembro - Dia da Inclusão Social

 O dia 10 de Dezembro, comemoramos o dia da inclusão social. Antigamente, a sociedade não aceitava bem os portadores de deficiência. Algumas famílias tinham vergonha de ter um parente assim. Pessoas assim não estudavam nem trabalhavam; isso porque a sociedade tinha um padrão em relação às pessoas e todos os que fossem diferentes sofriam preconceitos.
 Esse dia caba se tornando importante ao mundo da LIBRAS, por que a primeira iniciativa desse pensamento no brasil, foi quando se criou o projeto da Lei 839, de 1857, dom Pedro II fundou o "Imperial Instituto dos Surdos-mudos". Em 1957, passou a denominar-se Instituto Nacional de Educação de Surdos. Hoje conhecido como INES. E assim sendo necessária a inclusão de portadores de deficiência em escolas regulares.



Essa são todas as datas que você sendo um interprete ou um estudante de LIBRAS deve saber, e ficar atento a elas, pois mudas das associações em algumas destas datas fazem eventos abertos onde você pode ir e ter mais contato com surdos e até mesmo quem sabe conseguir um trabalho de Interprete.

Um comentário: