sexta-feira, 8 de abril de 2016

INCLUSÃO: TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

INCLUSÃO: TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

foto de menio de camisa verde, sorrindo fazendo sinal com a mao em frente do corpo
TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
A maior contribuição da tecnologia assistiva, no caso da surdez e da perda auditiva, centra-se nos produtos de aplicação médica, ou seja, no uso de aparelhos de amplificação sonora e implantes cocleares.
Em termos escolares, a sua maior aplicação consiste no interprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), no ambiente escolar.
A ASL (American Sign Language) defende a cultura da surdez e a utilização da língua de sinais como recurso, produto, prática, serviço e metodologia para tornar a vida das pessoas com surdez mais funcional e atender a necessidade de comunicação entre surdos e ouvintes de maneira mais efetiva podemos fazer uso de:

  • PRODUTOS:  Aparelhos de amplificação sonora. Sinalizadores sonoros de ambiente, Amplificador para uso de linha telefônica e telefone para surdos, Hearing Loop (aro magnético), para recepção auditiva em eventos o que é pouco usado no Brasil, Softwares para reabilitação de fala, Material de acessibilidade em LIBRAS como CD-ROM, DVD e outros formatos digitais, Implante coclear, Computadores, celulares e outros recursos de comunicação por internet;
  • METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS:  Adaptação do meio ambiente através de sinalização escrita, recursos visuais e sonoros, Difusão da Língua de Sinais através da formação e capacitação de professores e interpretes;
  • RECURSOS E SERVIÇOS:  Fonoaudiologia para a reabilitação auditiva e da fala, Closed caption, Centrais de intermediação eletrônica entre surdo e ouvinte, Mensagens escritas no celular, SMS e mensagens instantâneas, MSN, SKYPE, YOUTUBE, ORKUT, FACEBOOK e Chats em vídeo, Leitura labial e Interprete de sinais.
De acordo com a ALS, alunos com deficiência auditiva podem ter o seu potencial maximizado, no ambiente escolar, através de sinalizadores visuais de alerta indicando a troca de períodos e horário de recreio, dicionários em LIBRAS, materiais pedagógicos em LIBRAS como jogos adaptados, Tlibras (tradutor de português para LIBRAS), Player Riberá, (traduz textos em português para LIBRAS e sintetiza em voz), vídeos bilíngues, teclado especial em LIBRAS e teclado virtual para escrita em LIBRAS.

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