segunda-feira, 16 de maio de 2016

Como não há ordem alfabética em Libras, Manuário terá vídeos em plataforma digital

Sem ordem alfabética

Como não há ordem alfabética em Libras, Manuário terá vídeos em plataforma digital




Para a criação do Manuário, do Ines, as reuniões de equipe ocorrem todas as segundas e as sessões de validação, a cada três meses, desde o início de 2013. O instituto conta com cerca de 40 alunos, ex-alunos e professores do instituto, que discutem como construir e organizar os verbetes do dicionário de Libras-Português.

Como será apresentado em plataforma digital, os sinais aparecerão em pequenos vídeos. Em cada um, a intérprete aparece primeiro fazendo a datilologia da palavra, então indica que vai fazer o sinal correspondente à palavra para, ao final, apresentá-lo.

Já que não existe em Libras o equivalente a uma ordem alfabética, a equipe do Manuárioainda discute de que forma o usuário que conhece sinais poderá procurar a palavra na plataforma - se por fotos ou desenhos das mãos. "Não usaremos signwriting para ilustrar os sinais." No signwriting, como o nome em inglês sugere, o sinal tem um registro escrito, semelhante a um desenho que representa movimento e posição da mão.

Portanto, quem usar a plataforma e procurar por um sinal para encontrar o correspondente em português encontrará o que procura seguindo outro tipo de ordem - a dos parâmetros do sinal. São cinco:
1) Configuração de mão: há 62 configurações de mão em Libras (quadro ao lado). Cada uma pode representar diferentes sinais, para distintas palavras, porque é acompanhada pelos outros parâmetros. O conjunto é que define o significado.

2)
 Posição em relação ao corpo: se a mão fica na região dos olhos, no queixo, etc.

3)
 O sinal tem movimento ou é com a mão parada.

4)
 Direção do sinal.

5)
 Expressão facial ou corporal.
fonte: http://revistalingua.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário