quarta-feira, 18 de maio de 2016

Gestuno

GESTUNO:       

Origens do gestuno (pronuncia-se Guestuno)
O gestuno é a língua de sinais internacional é uma língua inventada que difundiu a Federação mundial de surdos em 1951. Em 1973 um comitê criou um sistema standard de sinais internacionais. Trataram de eleger os sinais que melhor se entendiam de várias línguas de sinais para criar uma língua fácil de aprender.
A comissão publicou um livro com uns 1500 sinais. Não tinha uma gramática concreta pelo que muitos dizem que não é uma língua real.
O nome vem do italiano e significa: união das línguas de sinais. Alguns surdos utilizaram esta língua nos Jogos Mundiais para surdos a Conferência de surdos e o Festival de Washington DC mas obviando estas situações seu uso é muito reduzido.
A necessidade de comunicar-se é universal. Para as pessoas surdas a necessidade de comunicação vai unida aos sinais por isso existem tantas línguas de sinais no mundo como línguas orais cada uma delas tem um "acento" ou uns dialetos. Cada língua de sinais é um reflexo do passado na cultura que se desenvolveu e os costumes de sua sociedade.
O que você faria se quiser que lhe entendam pessoas surdas de cada canto do mundo? Pois criar uma língua de sinais internacional que todos possam aprender e entender.
Em 1951 em uma reunião da Federação mundial de surdos se discutiu a idéia de unificar as línguas de sinais (www.handspeak.com). Se deram conta que ter centenas de intérpretes em cada evento não era viável. Assim que no ano de 73 se nomeou ao comitê que criaria e divulgaria a língua de sinais internacional. A comissão de unificação de sinais escreveu um livro com uns 1500 sinais que eram escolhidos de outras línguas de sinais ou inventados a esta língua se chamou gestuno. O nome é italiano e quer dizer algo assim como: unidade das línguas de sinais.
Na Federação Mundial do surdo tem duas línguas oficiais: inglês e francês e todos os seus documentos e correspondência se escreve nestes idiomas. O gestuno se utiliza dentro da oficina e nas assembléias gerais ainda que não se saiba a ciência certa se todos conhecem esta língua. Dentro da oficina o uso do gestuno também está limitado. Os membros com um conhecimento amplo são capazes de expressar princípios muito concretos e idéias abstratas. O gestuno se segue utilizando nos Jogos Mundiais para surdos, na Conferência de surdos e no Festival de Washington, mas a parte destas atividades seu uso é muito restringido.
A idéia de criar uma língua de sinais unificada não foi tão prolífica como esperava a Comissão o mesmo passou com o esperanto. Não houve muitas pessoas capazes de aprender esta nova língua. E com os dispositivos de tradução tão desenvolvidos que existe hoje em dia e o profissionalismo dos tradutores internacionais quem iria querer estudar uma língua inventada?
Fonte: http://www.alfabetosurdo.com/               


Leia mais: http://institutoemanuel.webnode.com.br/lingua-de-sinais/gestuno/

Nenhum comentário:

Postar um comentário