domingo, 7 de maio de 2017

Culturas e Identidades em Questão

Culturas e Identidades em Questão


 Quando falamos sobre cultura muitas coisas podem vir a nossa mente, há diferentes culturas e diferentes modos de conceituar cultura, depende do espaço onde ela é discutida.
Aqui, neste espaço lingüístico, usamos o termo cultura para expressar “jeitos de ser e estar no mundo”, e ressaltaremos a todo momento os jeitos de ser e estar no mundo do povo surdo, ou seja, a Cultura Surda. Sobre Cultura Surda podemos dizer com as palavras de Sá (p.01, 2006) 4 que ““
Cultura”, neste texto, é definida como um campo de forças subjetivas que dá sentido(s) ao grupo”. No século XXI, mais do que nunca, tem-se dado extremo valor à estética do corpo e da linguagem, mesmo que ocultamente temse mantido o paradigma da alta e da baixa cultura.
 O discurso que ecoa é que surdos são pessoas deficientes, que precisam entrar na linha da normalização, precisam urgentemente ser iguais a maioria, precisam falar, ver, ouvir, andar fazer parte de uma cultura dita padrão para então serem considerados incluídos na sociedade.
 O embate acontece exatamente porque existe um campo de forças subjetivas que dá sentido(s) ao grupo, u seja, existe a Cultura Surda e é a língua de sinais a marca subjetiva que dá sentido(s) a esta cultura.
 Os surdos são organizados social e politicamente, possuem um estilo de viver que é próprio de quem usa a visão como meio principal de obter conhecimento. A cultura surda é também híbrida e mestiça, pois não se encontra isolada no mundo, está sempre em contato direto com outras culturas e evolui da mesma forma que o pensamento humano.
Há narrativas normalizantes que põem os surdos como pessoas sub-culturais relatando que: Acho que os surdos não têm uma cultura própria, têm apenas algumas adequações. (...)
Os surdos interagem com outros surdos, porque eles se 4 SÁ, Nídia Limeira de. Existe uma cultura surda? Artigo disponível em http://www.eusurdo.ufba.br/arquivos/cultura_surda.doc. Acessado em 28/03/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário