domingo, 7 de maio de 2017

Sistema de Transcrição em Libras

Sistema de Transcrição em Libras
Já sabemos que a Libras uma língua viso-espacial, logo o melhor meio de reproduzi-la tem sido pelo registro de imagem (vídeo), a escrita da língua de sinais está ainda em fase de pesquisas e aceitação, no decorrer do curso você saberá mais sobre esta escrita.
Sendo assim, para transcrever a libras utilizaremos um sistema de transcrição, que também é usado por pesquisadores, baseado numa forma de Glosa6 com palavras da lingua portuguesa para representar aproximadamente enunciados da Libras.
Aqui optamos apenas por algumas das convenções apresentadas por Felipe (2001), para maiores informações consulte a bibliografia: 1) Os sinais em Libras serão representados por uma glosa (sistema de anotação) da Lingua Portugeuesa em letras maiúsculas.

 Exemplos:
TRABALHAR, QUERER, NÃO-TER

 2) A datilologia (alfabeto manual) que é usada para expressar nome de pessoas, de localidades e outras palvras que não possuem um sinal, está representada pela palavra separada, letra por letra, por hífen.

Exemplos: HOTEL I-T-A-G-U-A-Ç-U 3)

 Na Libras não desinencias para gênero(maculino e feminino).

 O sinal, representado por palvra da língua portuguesa que possui marcas de gênero, está terminado com o símbolo @ para reforçar a idéia de ausência e não haver confusão.

Exemplos: EL@ (ela, ele), AMIG@S (amigos ou amigas)

Obs.: Neste primeiro curso os enunciados em libras sempre virão acompanhados da tradução em língua portuguesa.

 6 O termo Glosa neste contexto é entendido como uma palavra que traduz aproximadamente o significado de outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário