segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Os surdos devem estudar em escolas regulares ou especiais?

Os surdos devem estudar em escolas regulares ou especiais?


Postagem mostra quais as opiniões das áreas especializadas quanto o local mais adequado para o surdo realizar o ensino regular, e opina.

O Brasil tem duas línguas oficiais, a dos ouvintes e a dos surdos, que é a chamada língua dos sinais. A comunidade dos surdos acredita que a formação básica dessas pessoas merece também um modelo especial de educação. Eis a opinião de um mero aprendiz da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais):

O MEC acredita que o ideal é o ensino regular para os surdos. Os especialistas, pedagogos e demais profissionais acreditam na maior eficiencia na escola especial.
Por que este debate? Depois de conversar com especialistas da área, pedagogos e alguns profissionais que trabalham com surdos, tive conhecimento do que se acha mais ideal. Na realidade, no começo de sua jornada escolar, a criança surda ainda não domina muito bem a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), e, sendo esta língua a primeira língua do surdo, o ideal para a educação seja que ela se aproprie da língua, e para se apropriar deve ter acesso a uma escola especial, só com surdos.

O ensino regular seria ideal para os surdos que estivessem cursando da 5º em diante, pois o surdo já se apropriou da língua e pode já aprender a segunda língua, o português escrito.

Não sei o porque do MEC defender tanto só o ensino regular. Seria redução de custos? Seria a ideia de inclusão? Por que não estão escutando as vozes dos especialistas e dos próprios surdos?

Muitos pensam: Os especiais devem ser incluidos na sociedade, então por que querem separa-los do mundo, os colocando em uma escola especial? Não é bem assim que funciona. Se o surdo não se apropriar de sua língua, não saberá falar, nem com surdos nem com ouvintes, e será excluído caso continue desta forma.

“Se a criança for removida de sua comunidade escolar lingüística e colocar entre colegas que não a entendem, essa criança vai se embotar emocionalmente”, diz Fernando Capovilla, da USP no vídeo.

A atriz Marieta Severo tambem entrou na luta, e assim como ela, vemos os demais parentes que convivem com surdos, acho que o estado deve dar ouvidos aos que sabem do assunto.

Veja o vídeo para entender mais, Reportagem exibida em 19 de maio de 2011.


fonte: http://porsinais.blogspot.com.br/2012/07/os-surdos-devem-estudar-em-escolas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário