segunda-feira, 13 de abril de 2015

Níveis da Surdez

Níveis de Surdez

Os níveis de surdez podem ser classificados como: leve, moderado, acentuado severo, profundo.
De 25 a 40 decibéis - surdez leve
De 41 a 55 decibéis - surdez moderada
De 56 a 70 decibéis - surdez acentuada
De 71 a 90 decibéis - surdez severa
Acima de 91 decibéis - surdez profunda
Essas diferenças quase sempre estão ligadas ao fator responsável por sua causa.
Grau leve: Nesse grau normalmente as pessoas não se dão conta de que estejam com dificuldade de ouvir e a tendência é aumentar o tom de voz. 
Quando a surdez passa de moderada para severa, a dificuldade do deficiente aumenta. As palavras se tornam “abafadas” e mais difíceis de entender, principalmente em salas com ruídos ou eco. Fica difícil ouvir até uma campainha ou o telefone tocar.
Quem tem surdez profunda deve ser tratado desde o nascimento para perceber vários sonos ambientes. Com o tempo, é possível que aprenda a reconhecer sons da palavra falada. Esse é o objetivo da estimulação auditiva.
A surdez pode ser descoberta de várias formas. Se o bebê não se assusta com sons altos, pode ser sinal de que tenha surdez severa ou profunda.

Tipos de Deficiência auditiva e suas causas

As deficiências auditivas podem ser: condutiva, mista ou neurosensorial.
Condutiva:
A “condutiva” é causada por um problema localizado no ouvido externo e/ou médio, que tem por função "conduzir" o som até o ouvido interno. Esta deficiência, em muitos casos, é reversível e geralmente não precisa de tratamento com aparelho auditivo, apenas cuidados médicos. 

Neurossensorial
A deficiência "neurossensorial" ocorre quando há uma lesão no ouvido interno. Nesse caso, não há problemas na "condução" do som, mas acontece uma diminuição na capacidade de receber os sons que passam pelo ouvido externo e ouvido médio. Nesse caso as pessoas ouvem menos e têm maior dificuldade de distinguir os vários tipos de sons. 

Mista

Quando houver comprometimento na ação condutiva e neurossensorial, dizemos que a deficiência é mista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário